Estudar ouvindo música traz mais concentração para os estudos

7 motivos para você escutar boa música!

Qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença na preparação para concursos públicos e, por esse motivo, muitos estudantes buscam maneiras para melhorar a concentração e o aprendizado enquanto estão debruçados sobre os livros.

Se você gosta de música, temos boas notícias: Um estudo realizado recentemente pela organização britânica Mindlab - focada em pesquisas referentes ao impacto da comunicação no nosso cérebro - concluiu que alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação do conteúdo que estudamos.

Já um outro estudo realizado pela Universidade de Caen, na França, garantiu que os alunos que estudaram matemática escutando música clássica tiveram uma retenção e um aumento de concentração em torno de 12% em comparação aos que não ouviram música durante os estudos.

CUIDADOS

Os estudos citados acima alertam para que o aluno nunca estude ouvindo um idioma que não entende, pois prejudica severamente a concentração. A justificativa é que, ao invés de o cérebro relaxar e se conectar mais facilmente com o conteúdo estudado, ele se esforçará para decodificar o que a música diz, o que trará desconcentração do conteúdo que estuda.

O especialista em técnicas de memorização, Paulo Henrique Lyma, explica que ouvir músicas durante a leitura é relaxante, o que automaticamente melhora o foco.

“Muitas pesquisas já comprovam que ouvir música ao estudar pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. Mas é preciso ter cuidado na escolha das músicas. As mais agitadas podem provocar excitação e ansiedade, o que é perigoso para o rendimento”, explica Lyma.

Informação

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
contato@compositormarceloaquino.com.br
(21) 99811-7612

Contato